NOTÍCIAS
Aqui você acompanha as notícias da Biblioteca Básica Latinoamericana
e seus parceiros nacionais e internacionais.
FIOS DO TEMPO
Padrões, dilemas e opções: a sociologia na pele de Florestan
André Magnelli (06 de novembro de 2023)
O Fios do Tempo publicou o ensaio “Padrões, dilemas e opções: a sociologia na pele de Florestan”, de André Magnelli, que apresenta o volume Padrões e Dilemas, da BBLA. Este ensaio faz uma exposição da trajetória do autor e uma análise do conjunto da sua obra. Evitando as facilidades do discurso laudatório (pois esse último fornece elogios complacentes em detrimento de uma leitura cuidadosa), este ensaio tem o intuito de ser uma porta de entrada aprofundada, compreensiva e crítica à sociologia de Florestan. "Essa é, creio eu, a melhor forma de receber o legado de um pensador que se caracterizou pela busca instransigente (ainda que nem sempre justa consigo e com os outros) por uma responsabilidade intelectual, ao mesmo tempo conceitual, metodológica, empírica e política".
FIOS DO TEMPO
O modernismo inacabado de Mário de Andrade
André Magnelli (10 de novembro de 2022)
O Fios do Tempo publicou o ensaio “O modernismo inacabado de Mário de Andrade”, de André Magnelli, que apresenta o volume A arte interessada da BBLA. Ao apresentar o percurso intelectual de Mário desde o início dos anos 1920 até seus escritos teóricos, autocríticos e retrospectivos de 1938 até 1945, podemos reconhecer tanto sua potência de pensador e artista universal, como também seu posicionamento em relação ao sentido do modernismo e ao papel dos intelectuais na sociedade brasileira.
FIOS DO TEMPO
O idioma da crítica de Horacio González
Eduardo Rinesi (14 de fevereiro de 2022)
A plataforma de divulgação do Ateliê de Humanidades publica o prólogo de Eduardo Rinesi (traduzido por André Magnelli), onde encontramos uma competente exposição do pensamento e da obra de Horacio González.
LIVE
Lançamento do livro
de Horacio González
1 de fevereiro de 2022
Live em homenagem ao sociólogo argentino Horacio González, falecido em 2021. Na data em que o autor comemoraria 78 anos, fizemos uma conversa em torno da publicação de “O idioma da crítica”, da BBLA, com Eduardo Rinesi (UNGS, Argentina), organizador do livro, e a presença do sociólogo brasileiro Gabriel Cohn (Universidade de São Paulo), que foi orientador de doutorado e amigo de longa data de González.
FIOS DO TEMPO
Ángel Rama, um intelectual latino-americanista
Facundo Gómez (23 de março de 2022)
A plataforma de divulgação do Ateliê de Humanidades publica o prólogo de Facundo Gómez (traduzido por André Magnelli), onde encontramos uma competente exposição do pensamento de Ángel Rama e uma cuidadosa apresentação dos ensaios inéditos publicados na BBLA.
LIVE
Lançamento BBLA
24 de novembro de 2021
Mesa-redonda com a presença dos conselheiros editoriais da BBLA: Paulo Henrique Martins (UFPE, ex-presidente da ALAS ), Nora Garita (Universidad de Costa Rica), Gabriel Restrepo (Universidade Nacional, Colombia) e Gabriel Cohn (USP). Além disso, estiveram presentes os editores: José Ronaldo Cunha, Sergio Cohn e André Magnelli.